quinta-feira, 30 de julho de 2009

Carta de amor maduro [em portugês]

Enquanto tento estender minhas longas pernas nesse vôo da Ibéria de 12 horas que tanto detesto, e uma vez que não posso assistir ao filme que passa pois meu auricular não funciona, me ponho a refletir sobre este ano que vivi - outro filme composto por inúmeras pequenas histórias - tentando construir uma avaliação dessa experiência que sirva de desfecho para o blog.

Este blog sou eu. As notas temporais postas aqui variaram em função do meu humor, tempo, energia, paciência, paixão e, claro, grau de vivência da cidade. E agora tenho que terminá-lo, e não vou derramar aqui uma declaração apaixonada, mas uma crítica pouco a pouco amadurecida, que resuma um pouco o meu olhar [sempre] estrangeiro sobre alguns aspectos desta cidade que, de tão especial, parece estar sempre pronta a nos envolver e cegar.

Se mover...
Acima de algumas virtudes tão óbvias como ser linda e variada, de ter a cada esquina uma comida sempre farta, diferente e gostosa [longe das armadilhas turísticas, claro], de ter vinhos bons e baratos em qualquer supermercado... Barcelona é uma cidade amável. Amável pois é feita para ser caminhada, descoberta à pé. Uma virtude que talvez os próprios barceloneses não percebam ser tão fundamental para o sucesso da cidade. Para mim, seu maior mérito.

É amável também no transporte público. Desde o preço incrivelmente barato e a total integração dos meios, até seu design e funcionamento. Sabia que o ônibus, além de ser praticamente no nível da calçada, ainda inclina um pouco quando a porta se abre? Carrinhos de bebê, de compras, de rodas, todos entram livremente, sem obstáculos. Enquanto isso a bicicleta pública amplia a frota, ainda cheia de problemas... mas em constante uso!

Desencanar...
Además, se pode caminhar a qualquer hora do dia com bastante segurança. Essa percepção pode não ser a mesma para pessoas procedentes de cidades de violência zero, mas para nós brasileiros... é algo evidente e uma qualidade que não tem preço.

Conviver...
Como segundo destino acadêmico mais procurado do mundo, Barcelona tem gente de todo lugar. A maioria passageiro. Mas os residentes estrangeiros 'permanentes' rapidamente se perpetuam. E, mesmo que não se misturem, tingem a cidade de outras cores. Me perdoem os catalães, mas o que seria de Barcelona sem o paqui que nos vende a cerveza beer na praia ou o china que nos salva nos horários mais estranhos, com seus preços incomparáveis? Provavelmente seria uma cidade fria e 'aburrida'. E cara.

Se integrar...
Gostaria de aprender o idioma catalão, se ficasse na cidade por mais tempo. Isso possibilita não só o convívio mas a mistura. O catalão nunca vai deixar de falar castelhano com você. Mas se você falar em catalão com ele... tudo de bom! No mais, me encanta...

Se vender...
Mas claro que a cidade não é só feita de êxitos. Um movimento lento e mais dificilmente percebido pelo barcelonês é para mim um problema evidente da cidade: a venda do espaço público. Barcelona não oferece lugares para sentar-se gratuitamente. O espaço público foi tomado pelas terrazas de bares e restaurantes, e quem nos dias de hoje comprar um lanche no mercado e conseguir comê-lo na rua pode considerar-se um cara de sorte. Sentar-se para esperar por um encontro então... tarefa árdua.

Elitizar...
Sem falar na praia. Quem está acostumado com as praias brasileiras não consegue se conformar com a 'afetação' dos bares praianos barceloneses. Sentar só para um chope ou um café... nem pensar! Só para comer!

Destratar...
Por essas e outras, poderia arriscar que Barcelona tem o pior serviço de bares e restaurantes do mundo. E a pergunta é: por que é tão difícil servir bem?

Ser turista...
É impressionante a quantidade de atrações que a cidade coloca à sua disposição. Mas um detalhe não se pode deixar de notar: a alienação para a língua portuguesa. Todo mundo sabe que o turista brasileiro é figurinha fácil em Barcelona. Por que diabos, além do inglês, francês, alemão, italiano e japonês, não consta o português nos folders e audioguias? Se o português não viaja tanto, que coloquem então a bandeirinha do Brasil! E tenho dito!

Ser 'incívico'..
Da série das leis estranhas, a de não poder beber na rua é uma das finalistas. Nada a ver com lei seca. O problema central é a baderna. Mas acredito, e isso fica aqui entre nós, que subliminarmente isso tenha a ver com o item se vender... Enquanto isso, todos fumam aos montes e dentro de qualquer estabelecimento coletivo. Para quem vem de um país que recentemente controla o tabagismo, é difícil reacostumar-se com a roupa fedida a cigarro.

Respirar...
A verdade é que falta ar puro. Além de ser bastante poluída, Barcelona não é uma cidade muito verde. Têm muitos parques, é certo, mas estes estão ao redor do ensanche. A área mais densa da cidade tem que se contentar com a arborização de ruas e praças duras. E a pavimentação desenfreada eleva a temperatura, além de deixar a cidade mais triste.

Bem viver...
No mais, adaptando-se aos maus e caros apartamentos, ao péssimo serviço de telefonia e a alguns outros poréns menos importantes, Barcelona é uma cidade de ótima qualidade de vida. Mas como faz parte da natureza humana a insatisfação constante, os barceloneses muitas vezes não se dão conta do material que têm nas mãos. Nessa brecha, entra o poder público e faz questão de fazer a propaganda exaustiva da cidade que tanto irrita a seus desafetos.

3 comentários:

Eduardo Pegurier disse...

Legal, Adriana. Quando for a Barcelona, já a conhecerei um pouco por causa do seu blog. Mas é ter você de volta ao Rio. Aliás, a festa de chegada foi um sucesso. Beijos, Eduardo

Unknown disse...

Adriana,

Seu blog ficou realmente excelente. Vc combina muito bem informalidade com informação e pudemos sem dúvida viajar um pouco com você. De qq modo o melhor de tudo foi vc poder vivenciar isso tudo: apreender, surpreender-se, sentir coisas boas e más, alegrar-se e chatear-se, novidades e cotidiano, outras culturas. Suas experiências compartilhadas conosco foram muito boas. Feliz retorno!
Bjs,
Cláudia Miranda

Flavia Fama disse...

Sempre gostei de Barcelona.

Eh um dos poucos lugares fora do Brasil que realment me sinto a vontade, inclusive, para morar.

Mas como minhas visitas foram todas no milenio passado, saber das novidades pelo seu blog foi algo muito gostoso.

Fico feliz pela sua estada nessa cidade encantadora e, principalmente, por sua volta a cidade maravilhosa.

Como voce faz falta!

*

Vai continuar o blog no Rio? ;)